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Dia dos Pais: como melhorar as vendas no varejo físico com as funcionalidades de um ERP

11/08/2022

Dia dos Pais: como melhorar as vendas no varejo físico com as funcionalidades de um ERP

O Dia dos Pais é no próximo domingo, dia 14 de agosto. Adata não foi comemorada apropriadamente nos últimos dois anos, devido à pandemia, e é muito relevante para o comércio, que pode alavancar as vendas em um mês que costuma ser mais parado

Pensando em acelerar o setor do varejo, o Senado aprovou em julho uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Eleitoral, que deve injetar R$16,3 bilhões no comércio varejista, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com a aprovação da PEC, houve uma revisão na previsão de variação do volume de vendas do varejo de 2022, de +1,7% para +2,0%, aponta a CNC. Nesse cenário, a tecnologia vem sendo braço direito dos comerciantes para evoluir na performance dos negócios. 

É o caso de sistemas do Enterprise Resource Planning (ERP), ou sistema de gestão integrado em português, que aliados a equipes bem treinadas, podem trazer grandes resultados.

“Em um mercado tão competitivo, um ERP de gestão completa é essencial, além de uma equipe preparada para explorar todas as funcionalidades do sistema. Oferecer aos consumidores uma experiência positiva, com um time capacitado e munido de dados relevantes faz a sua loja se destacar no mercado e fidelizar clientes", garante o CEO e fundador da VarejOnline, Juliano Mortari. 

Prepare seu time
Promover treinamentos de qualidade mantém os colaboradores motivados e mais preparados para lidar com os novos comportamentos do consumidor. Os treinamentos podem ser feitos por setores ou em conjunto, dependendo da temática. 

O importante é abordar conteúdos que auxiliem na rotina do negócio e sejam práticos para o dia a dia dos lojistas, ajudando a resolver demandas reais.

“Enxergamos o treinamento como parte fundamental da gestão, porque é necessário que as pessoas estejam capacitadas para operar a ferramenta de ERP, explorando ao máximo seus recursos. Por isso, oferecemos treinamentos esporádicos para nossos parceiros”, conta o CEO.

Use o ERP a seu favor
Dentro de um ERP, é possível encontrar diversas funcionalidades que impulsionam as vendas e, se forem utilizadas alinhadas à estratégia do negócio, podem trazer bons resultados. Um exemplo é a análise de clientes. 

O ERP consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados por ele, qual o ticket médio das compras, e assim é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil.

O CEO explica que incentiva os profissionais a explorarem o ERP, pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente e gerir o negócio.

“É possível também integrar estoques, da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores ou promoções de aniversários, acompanhar o ranking de vendedores, o que ajuda no acompanhamento das metas, entre outros insights relevantes”, finaliza Juliano Mortari.

Fonte: Contábeis

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